segunda-feira, agosto 13, 2012

Adaptações físicas para usuário de cadeiras de rodas em sala de aula


QUE ADAPTAÇÕES DEVEMOS FAZER NA SALA DE AULA CONSIDERANDO O ALUNO USUÁRIO DE CADEIRA DE RODAS?
Fonte:  http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br

 

A escola que irá receber um aluno usuário de cadeira de rodas e necessita de um detalhado estudo sobre o seu desenvolvimento geral. É preciso fazer um diagnóstico cuidadoso para saber se ele necessita de adaptações.
 
É fundamental tratar esse aluno com naturalidade e que necessita apenas de uma adaptação física e estrutural para melhor se adaptar ao ambiente e assim conseguir ser independente.
 
A inclusão em sala de aula é fundamental. A professora deverá conversar com seus alunos primeiramente sobre a deficiência do novo colega, explicando toda situação.
Para incluir um aluno com deficiência física na escola é necessário que a escola possua adaptações coerentes com a necessidade do aluno como: portas largas, rampas de acesso, cadeira adaptada, mesa acoplada na cadeira de rodas, entre outros.

Os alunos precisam estar preparados para receber o colega deficiente. O professor deve explicar que deficiência física nem sempre tem a ver com deficiência intelectual, a deficiência física afeta a parte motora e às vezes a parte cognitiva. Muitas vezes a discriminação acontece pela falta de conhecimento, ou por não saber lidar com uma situação nova, que não é comum.

                                  O aluno com limitações motoras na sala de aula
 

1. O aluno deve ficar sempre na frente e no meio da sala, pois isto facilita a sua atenção e inclusão na turma.
 
2. O aluno deve ser tratado com naturalidade e sua participação nas atividades em grupo deve ser sempre estimulada.
 
3. Poderá ser necessário que o aluno tenha um tempo maior que os outros para realizar as atividades, quando a sua dificuldade motora for também no membro superior. Lembre-se que ele tem esse direito.
 
4. Alguns podem utilizar de adaptações para escrita, como borrachas no lápis, folha presa na mesa, prancheta ou computadores para escrever.

5. Para as atividades extraclasses é importante avaliar previamente a acessibilidade do local para garantir que o aluno possa ir, sem maiores transtornos ou constrangimentos.

6. Quando o aluno tiver uma dificuldade cognitiva associada à limitação motora poderá ser necessária alguma adaptação curricular.
 
7. O aluno pode necessitar de algum auxílio ao entrar e sair da sala; ofereça ajuda, se puder e desejar.

8. A sala de aula deve ser organizada de forma a que o aluno usuário de cadeira de rodas possa circular sem dificuldades.
  
Computadores em sala de aula com colméia.
Duas alunas em mesas mais altas que caibam as cadeiras.

Aluna participando da aula de ballet.
Aluno participando da educação física.
Aluno em com mesa portátil com rodinhas.
Aluno escrevendo com adaptação no lápis. Emborrachado em volta do lápis para engrossar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: