quarta-feira, agosto 01, 2012

Hoje é o DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO


Leite materno é primeiro e mais importante alimento para o ser humano

     O leite materno é de fundamental importância para a saúde do ser humano. Na verdade, ele é a primeira vacina que a criança recebe, ficando assim protegida de doenças respiratórias, diarreicas, respiratórias ou crônicas, entre outras. Bebê amamentado naturalmente se torna, quase sempre, um adulto mais saudável.
    Foi justamente para reforçar a importância desse tipo de aleitamento que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 1948, o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 01 de agosto, e que abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A data comemorativa é um lembrete e um incentivo ao aleitamento materno, ato que ajuda, inclusive, o combate à desnutrição infantil. Outra questão bastante destacada nessa época é a necessidade de criação de bancos de leite, pois eles suprem as necessidades dos pequenos que não podem ser amamentados por suas mães.
     A OMS orienta que toda criança deve ser amamentada apenas com o leite materno até os seis meses de idade. Após esse período, outros alimentos podem ser inseridos para complementar o leite, que deve ser ingerido pelo bebê até os dois anos de idade.
    Outra informação importante: a amamentação deve começar logo após o parto. Além de dar ao recém-nascido nutrientes como cálcio, fósforo e ferro - essenciais para o crescimento saudável -, ela também promove a interação entre a mãe e o bebê. O aconchego gerado transmite o carinho, amor e a proteção de mãe para filho.

Brasil – Por aqui, temos do que nos orgulhar. Nosso país serve de exemplo quando o assunto é aleitamento materno. Temos a maior e melhor organização de bancos de leite do mundo, somando 163 unidades que coletam, armazenam e distribuem o leite a crianças que, certamente, se tornarão cidadãos mais saudáveis porque puderam contar com esse cuidado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: