quarta-feira, setembro 26, 2012

Aprender a utilizar a tesoura

COORDENAÇÃO MOTORA : A importância de corte em tesoura e os princípios de ensinar uma criança como cortar com uma tesoura.

por Síndrome de Asperger - Autismo infantil, Quarta, 26 de Setembro de 2012
 
Corte em tesoura é essencial nas actividades do jardim de infância, muitas, mas muitas pessoas não percebem que o corte com a tesoura é considerado uma habilidade de escrita pré-estabelecidos.

Por quê?

Porque, feito corretamente, ele fornece a criança a prática em usar os dedos tripé juntos - ou seja, o polegar indicador e dedo médio. Dê uma olhada na foto1, de um aperto de lápis maduro e você entenderá como estes dedos do tripé estão a trabalhar bem em conjunto para controlar a lápis.
Corte em tesoura, com um aperto de tesoura apropriada, dará a esses dedos muita prática em trabalhar juntos, e vai fortalecer os músculos da mão. Isso vai ajudar a melhorar habilidades motoras finas e desenvolver a preensão correta do lápis para boa caligrafia.

Como a tesoura desenvolve habilidades de corte:

"Cortar" envolve duas habilidades completamente distintas:
  • aprendendo a usar a tesoura ... e então ...
  • aprender a cortar em uma linha
É melhor ensinar essas habilidades separadamente!

Muito Importante! 

Assegure-se que o uso da tesoura está sendo realizadas da maneira certa - com o polegar através de um orifício e o dedo médio através do outro orifício, e o dedo indicador de repouso do lado de fora da tesoura. Se os dedos da criança são muito pequenos, é aceitável colocar o dedo indicador e médio através do mesmo orifício.

E a criança canhota?

Canhotos devem sempre cortar com a mão esquerda, usando uma tesoura para canhotos.
Isto é importante porque ajuda-os a formar a sua mão dominante forte e especializada. Usar a mão dominante é vital para cortar com sucesso.
O chamado "tesoura ambidestro" é uma jogada de marketing - não é o conforto das alças que faz a diferença, é a forma como as pás são fixas. Olhe para a foto 2: a tesoura do lado esquerdo são para canhotos, e você pode ver como as lâminas diferentes daqueles a tesoura destros.
Para mais informações sobre canhotos tesouras e outros canhotos produtos, visite este site lindo projetado especialmente para ajudar

 1)
 

2)


Aprender a usar a tesoura:
 
Se a criança tem uma aversão ao uso de tesouras (a partir de experiências anteriores negativas), tentar implantar salsichas de massinha e depois cortar-los para fazer "ervilhas",  "doces" etc.


Corte tiras de papel colorido estreitas (1,5 cm) para cortar toda a largura. Isso é fácil de fazer, como a tesoura só precisa abrir e fechar uma vez para ser bem sucedido. Esta é uma boa maneira de aprender o movimento alcance de liberação de corte em tesoura. Use o papel recortado em uma colagem.


Esta criança está cortando tiras de papel um pouco maior, quatro centímetros de largura. A tesoura precisa fechar duas vezes para cortar a fita.

Aprender a cortar em uma linha:

As sugestões abaixo podem ser usadas em várias atividades de corte.

Comece com cortar em linhas retas grossas . Estes podem ser coloridos antes de cortar e usadas de forma criativa para confeccionar o que quiser.

Certifique-se de que a criança não começa na linha mais próxima das "mãos dadas", como mostrado aqui. Sempre comece na linha mais afastada da "mão segurando", como se vê pela foto correta acima.



Progresso, ao lado de cortar círculos. Você pode precisar se sentar atrás da criança para orientar a "mão segurando" para fazer avançar o papel de forma constante durante o corte. Depois de fazer isso juntos algumas vezes, a criança logo pega o jeito dele.
Cuidado para não cortar na direção errada ao redor do círculo!


Em seguida, passar para formas simples, como quadrados e triângulos.

Depois que a criança dominou o corte em tesoura, e é capaz de cortar em torno dos cantos em formas simples, inicia o progresso para formas mais complexas, como uma estrela. Ou use folhetos de loja e peça à criança para escolher os itens de uma lista de compras (real ou lista de desejos). Inicialmente traçar em torno dos itens com caneta preta, fazendo um esboço simples para cortar. Mais tarde, deixe a crinça tentar cortá-la sem um esquema orientador.


Fonte: http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br

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