quinta-feira, outubro 25, 2012

DOSVOX

 
Projeto DOSVOX
Ferramentas do sistema DOSVOX

Dados gerais sobre o ambiente DOSVOX 

O DOSVOX é um ambiente para microcomputadores da linha PC para uso em ambiente Windows. Estima-se que atualmente este sistema seja usado por milhares de pessoas no Brasil e outros países de língua portuguesa (África e Europa), existindo também uma versão (simplificada) em espanhol, na intenção de atender uma crescente demanda advinda de outros países da América Latina. Sua grande aceitação junto ao público, principalmente brasileiro, dá-se basicamente pelos seguintes aspectos:
1) Fala em português: foi o primeiro desenvolvimento para cegos no mundo cuja síntese de voz se dá em idioma português (o número de cegos brasileiros que dominam outros idiomas ainda é mínimo);
2) Oferece um alto grau de interatividade; seu desenvolvimento está baseado no que chamamos de interface especializada, havendo a preocupação em reduzir ao máximo qualquer comprometimento técnico em grau elevado (o DOSVOX praticamente "conversa" com seus usuários);
3) Seu custo: está disponível gratuitamente na Internet.
A cada versão disponibilizada, o ambiente Dosvox soma mais e mais aplicativos com funções bem distintas. Atualmente é composto por mais de 70 (setenta) programas, que se organizam nas seguintes funções:
  1. Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
  2. Sistema de síntese de fala para língua portuguesa;
  3. Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
  4. Impressor / formatador para Braille;
  5. Aplicações para uso geral : caderno de telefones, agenda, calculadora, preenchimento de cheques, etc.;
  6. Jogos diversos;
  7. Utilitários de internet: FTP, acesso a WWW, um ambiente de "chat", um editor html, etc.;
  8. Programas multimídia, como o processador multimídia (áudio midi CD), gravador de som, controlador de volumes, etc.;
  9. Programas dirigidos à educação de crianças com deficiência visual;
  10. Um sistema genérico de telemarketing, dirigido à profissionais desta área;
  11. Ampliador de tela para pessoas com visão reduzida;
  12. Leitores de janelas para Windows.

Um panorama sobre seu uso 

Daremos a seguir uma idéia sobre o uso do DOSVOX. Você pode também assistir a um pequeno filme sobre o acionamento básico do sistema.

Acionamento do DOSVOX
O micro é ligado normalmente. Os sons característicos da entrada do Windows são importantes para que o deficiente visual saiba quando é possível começar a executar o DOSVOX. O acionamento é feito pressionando as teclas "ctrl + alt + d", sendo então sintetizada a frase "DOSVOX - O que você deseja?", que será ouvida sempre que o sistema necessitar de uma nova informação.
Pressionando F1 o "menu principal" é apresentado ao e ao mesmo tempo falado. Na tela inicial aparecem também informações sobre como adquirir ou obter ajuda sobre o DOSVOX.
Tela de abertura do DOSVOX
Para saber as opções do DOSVOX, basta usar F1. Como é facilmente intuído pela figura, basta apertar uma tecla que a função correspondente é iniciada. A qualquer momento, a tecla ESC pode ser usada para cancelar qualquer função. A tecla F1 permanece disponível na maior parte dos utilitários do sistema como tecla de ajuda.
Opcionalmente pode-se usar as setas e as opções são mostradas num menu popup na própria tela. A cada acionamento de seta, uma opção é selecionada. Neste caso, a opção desejada é escolhida pressionando ENTER. Para limpar a tela, usa-se a barra de espaços (versão 3.1b em diante).
Menu do DOSVOX acionado pelas setas

Teste do teclado
O teste de teclado é de suma importância , principalmente para o usuário iniciante em microcomputadores. Seu objetivo maior é proporcionar ao usuário o reconhecimento da posição das teclas alfanuméricas e teclas com funções especiais, facilitando o aprendizado quanto aos demais aplicativos do sistema. Pressionando a tecla ESC o teste termina, e soa novamente a pergunta "DOSVOX - O que você deseja? ".
Vale ressaltar que, para um deficiente visual, o pleno domínio do teclado faz-se imprescindível, uma vez que a manipulação do "mouse" é mais dificultosa.
  Teste do teclado}

Manipulação de arquivos
Ao pressionar a letra "A" (após a pergunta "DOSVOX - o que você deseja?"), são informados pelo sistema : "Número de arquivos neste diretório: xx" "Arquivos: use as setas para selecionar, depois tecle sua opção." A partir deste momento, usando as setas são falados um a um os arquivos do sistema. Quando um arquivo desejado é falado, pode-se escolher uma função a ser realizada com ele, bastando para isso acionar uma tecla. Para se saber as funções de manipulação de arquivos pressiona-se "F1".
  Opções de arquivamento

Jogos
O sistema DOSVOX dispõe de alguns jogos que visam não somente o entretenimento, mas também facilitar a aprendizagem do ambiente, na medida em que, jogando, o usuário está ao mesmo tempo aperfeiçoando sua interação por meio do teclado e com o sistema de um modo geral.
Os jogos são acionados teclando a opção "J" seguido de uma letra que representa a abreviatura do jogo desejado. A tecla "F1" apresenta então o "menu de jogos".
  Jogos do sistema DOSVOX
A maior parte dos jogos do DOSVOX tem uma interface alfanumérica, mas são povoados de efeitos sonoros. Desta forma, eles podem ser usados com prazer mesmo por pessoas que não são deficientes visuais.
  Jogo da Forca
Mesmo nos jogos que possuem interface gráfica, o comando é feito unicamente pelo teclado, e a informação visual é útil para favorecer o compartilhamento do jogo entre pessoas que enxergam com as invisuais.
  Jogo de Sueca

Utilitários de uso geral
Os utilitários visam proporcionar às tarefas cotidianas, maior independência e organização. São acionados teclando a opção "U" seguido de uma letra que representa a abreviatura do utilitário desejado. A tecla "F1" apresenta então o "menu de utilitários".
  Utilitários do sistema DOSVOX
Um dos utilitários é a calculadora vocal, que possibilita a execução de cálculos simples, de forma completamente sonorizada.
  Calculadora sonora

Multimídia
As pessoas cegas têm, em geral, uma ligação muito forte com som. Daí o DOSVOX proporcionar diversos utilitários para processamento multimídia. Os aplicativos de multimídia são acionados teclando a opção "M" seguido de uma letra que representa a abreviatura do programa desejado. A tecla "F1" apresenta então o "menu multimídia".
Utilitários de multimídia

Internet
A Internet representa para a pessoa deficiente visual uma porta aberta para o mundo, por meio da qual ele pode ter acesso a informações, pode publicar suas próprias idéias, conectar-se a redes sociais, enviar e receber correspondência, enfim, fazer o mesmo uso que qualquer pessoa faz da Internet.
O DOSVOX possui um grande número de utilitários de acesso a Internet, sendo alguns deles inigualáveis em termos de qualidade de acessibilidade produzida, quando comparados a outros sistemas.
O DOSVOX foi o sistema que possibilitou o acesso a Internet às pessoas comuns, não especializadas, através do seu Projeto Intervox I que colocou entre 1995/97 cerca de 500 usuários conectados e que posteriormente no Projeto Intervox II expandiu em qualidade e variedade o uso desses deficientes visuais através de parcerias com o Instituto Benjamin Constant e posteriormente com a Rede SACI - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação
Os utilitários de acesso a rede e internet estão mostrados na figura.
Utilitários de acesso a rede e Internet

Por que a interface do DOSVOX é conveniente?

De forma objetiva, o ambiente DOSVOX combina estilos clássicos de interface:
  • seleção em menus
  • perguntas e respostas e linguagem de comandos e independentemente de qualquer outro fator, leva sobretudo em consideração as seguintes metas :
    alta velocidade de aprendizado;
  • alta velocidade no uso corrente;
  • redução na taxa de erros de operação;
  • rápida assimilação da operação da interface; operação agradável.

  • Esses fatores combinados dão ao DOSVOX uma característica inigualável de adequação ao uso por deficientes visuais, tanto em termos de conforto, mesmo quando o uso do sistema se extende por muitas horas, quanto em termos de eficiência. Algumas medições realizadas sobre operadores usando o sistema DOSVOX detectaram em muitas situações uma velocidade superior de obtenção de resultados, quando comparadas a operadores não deficientes, usando o sistema Windows.

    Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/ferramentas.htm

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe sua opinião: