segunda-feira, outubro 08, 2012

Enurese noturna

A enurese noturna (urinar na cama à noite) acontece durante o sono por uma criança com idade suficiente para controlar seus esfíncteres.
A enurese é mais comum em meninos que em meninas e parece ocorrer em famílias com histórico de enurese. É geralmente causada pela lenta maturação, embora, algumas vezes, ela acompanhe os distúrbios do sono (por exemplo, sonambulismo e terrores ...
noturnos). Em 1 a 2% dos casos, a causa pode ser um distúrbio físico (geralmente uma infecção das vias urinárias). Em raros casos, outros distúrbios (por exemplo, diabetes) podem fazer com que a criança molhe a cama.
 
Frequentemente, a enurese é causada por problemas psicológicos, tanto na criança como no ambiente familiar. A criança pode começar a molhar a cama quando esta triste ou zangada (por exemplo, nascimento de um irmão, mãe que começa a trabalhar fora). Depois que a criança foi adequadamente treinada para ir ao banheiro, a enurese pode estar associado a abuso sexual.

As crianças não molharam suas camas de propósito. A cama molhada com urina é desconfortável e faz com que a criança se sinta envergonhada. Crianças com mais de 3 anos se sentem muito mal quando urinam na cama, podem ter medo de ir a Festas do Pijama ou a acampamentos, e de dormir na casa de amigos.

Algumas vezes, a enurese cessa e, a seguir, recomeça. Esta recaída normalmente ocorre após um evento ou um distúrbio psicologicamente estressante.

Tratamento

Para as crianças com menos de 6 anos de idade, geralmente espera-se que o problema desapareça com o tempo. Anualmente, em 15% das crianças com mais de 6 anos de idade, a enurese desaparece espontaneamente. Quando isto não ocorre, dois tipos diferentes de tratamento podem ser tentados: a psicoterapia e o tratamento medicamentoso.

A psicoterapia é provavelmente o tratamento mais comumente utilizado. Tanto a criança quanto os pais recebem tratamento. São investigadas e trabalhadas as causas psicológicas geradoras da enurese. É necessário restabelecer um ambiente familiar tranquilo e acolhedor. Eles aprendem que a enurese é muito comum, que ela pode ser corrigida e que ninguém deve sentir-se culpado por isso.

Atualmente, o tratamento medicamentoso é utilizado muito menos freqüentemente que no passado. Além disso, os medicamentos podem produzir efeitos colaterais.

Sugestões de terapia Comportamental para a Enurese

Responsabilidades da criança

• Manter um calendário para anotar as noites molhadas e secas
• Abster-se de ingerir qualquer tipo de líquido 2 a 3 horas antes de ir para a cama
• Urinar antes de ir para a cama
• Trocar as roupas pessoais e de cama quando urinar

Responsabilidades dos pais

• Não punir a criança por ter urinado na cama, nem ficar bravo quando isto ocorrer
• Elogiar e recompensar (uma estrela no calendário ou outros tipos de recompensa, dependendo da idade da criança) por cada noite seca
• Colocar o despertador para acordar a criança 2 a 3 horas após ela ter dormido, para que ela se levante e vá ao banheiro
• Durante o dia, realizar um treinamento que consiste em fazer com que a criança, após manifestar a vontade de urinar, se abstenha voluntariamente da micção pelo maior período de tempo possível. Indo ao banheiro, soltar um jato de urina e logo após prender a urina, contar até 5 e soltar outro jato de urina e logo após prender novamente, contar até 5 e repetir a operação até acabar de urinar. A cada dia, aumentar a contagem, o tempo de retenção da urina
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: