terça-feira, outubro 23, 2012

Incentivo à leitura - Ecofuturo!

   12 passos para que seus filhos se tornem bons leitores!

Ilustração: site Ecofuturo mãe lendo para a filha


Que tal aproveitar a data e incentivar a leitura entre os pequenos? O blog do Instituto Ecofuturo traz 12 dicas para tornar a atividade mais interessante e atrair a atenção de meninos e meninas. Confira:

1) Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros materiais de leitura – revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas… Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
2) Ofereça a eles um ambiente rico em termos de letramento: faça atividades com leitura mesmo com os bebês e crianças bem pequenas , e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão na escola.
3) Converse com eles e escute-os quando falam. Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.
4) Peça para recontarem histórias ou informações que você leu em voz alta para eles. (Cuidado para que isso não acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta. Precisa ser algo agradável e descontraído).
5) Incentive-os a desenhar e fazer de conta que escrevem histórias que ouviram, e peça, depois, que “leiam” em voz alta. Parece absurdo? Pois não é! Afinal, eles passam o tempo fazendo de conta que cozinham, que dirigem carros, que lutam com inimigos perigosos, que são médicos e professores… Não esqueça: a ideia é brincar de ler.
6) Dê o exemplo: faça com que eles vejam você lendo e escrevendo . E, por favor, não faça a bobagem de dizer que eles devem aprender a ser diferentes de você, que não gosta de ler! O que conta não é o que você discursa sobre leitura, escrita, estudo: é o que você oferece como exemplo.
7) Vá à biblioteca regularmente com seus filhos. Se for uma biblioteca de empréstimo, é bom cada um ter sua própria ficha de inscrição.
8) Crie uma biblioteca em casa , e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostume a guardar os livros e a buscá-los. Na hora de comprar presentes para seu filho, lembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competência para lidar com o mundo e abertura da imaginação.
9) Não deixe de fazer um pouco de mistério , para aguçar a curiosidade. Por exemplo: você tem três livros na mão e diz à criança que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que são três, e não dois. Você faz de conta que se enganou, e põe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer… Use sua imaginação. Tudo isso é jogo, mas o resultado é que seu filho ganha sempre, e para toda a vida.
10) Leve seus filhos sempre que houver hora do conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade.
11) Se tiver varanda em casa, você já tem um dos melhores recursos que existem para instalar um lugarzinho para ler . Tem coisa mais gostosa que sentar para ler vendo o mundo passar? Às vezes, até dá para deixar um estoque de leitura permanente na varanda, que se renova volta e meia.
12) Crianças ou adolescentes juntos fazem uma ocasião das melhores para ler (em acampamento, em viagem de férias, recebendo amigo pra passar a noite ou o fim de semana…). Deixe materiais variados à disposição, para escolha livre.

Sugestão de:  Nádia Regina Machado/Supervisora de Programas Educacionais/Gestão Compartilhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: