terça-feira, dezembro 04, 2012

Motricidade refinada

Trabalhar a motricidade refinada das crianças é pré-requisito fundamental na Educação Infantil

Cássia Ravena
modelagemO educador que atua no segmento da Educação Infantil deve trabalhar a motricidade refinada das crianças, pois este é um pré-requisito fundamental para a aquisição da escrita posteriormente, isto é, na alfabetização.
Para isso, é necessário disponibilizar às crianças materiais como massa de modelar, pintura a dedo, que podem ser adquiridas em papelarias ou confeccionadas pelo próprio educador, folhas de revista que possam ser rasgadas pelas crianças e depois coladas numa folha branca, tesoura e cola para recorte e colagem, tabuleiro de areia, macarrões em forma de argola ou a própria argola para serem enfiadas num barbante ou outro tipo de linha, pelas crianças.

Outra atividade que os pequenos gostam muito e que pode ser realizada pelo educador é a dramatização cujos personagens são os dedos das mãos das crianças. O educador desenha carinhas nos dedos dos alunos, utilizando caneta hidrocor ou guache colorida e depois as crianças realizam dramatizações utilizando os dedos como personagens das histórias. Elas podem utilizar também os fantoches de dedos nas dramatizações.

O teatro de sombras também pode ser utilizado pelo educador e pelos alunos, usando as mãos e dedos destes para formar os personagens atrás de uma tela construída com papel sulfite.

Outra atividade que pode ser realizada é o jogo da mímica, utilizando a linguagem corporal, principalmente as mãos e os dedos do educador e das crianças. O educador pode fazer gestos com as mãos que representem ações para que as crianças descubram qual é a ação que está sendo praticada. Depois, uma criança realiza a mímica e as demais têm que descobrir qual é a ação que está sendo realizada.

A atividade de modelagem na argila também pode ser utilizada.

O uso dos dedos dos telaios (material monressoriano) de botão (para aprender a abotoar e desabotoar), de colchete (para aprender a abrir e fechar o colchete), de velcron, de cadarço (para aprender a amarrar o cadarço) e outros.

Concluindo, atividades que envolvem os movimentos dos dedos das mãos são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade refinada das crianças na Educação Infantil.

Cássia Ravena
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel - Pedagoga, Psicopedagoga e Escritora. Pós-Graduada em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Psicopedagogia. Autora dos Livros Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Autores Associados, 2008, Campinas-SP e do Livro Educação Infantil: da construção do ambiente às práticas pedagógicas, Editora Vozes, 2011. Atua como Coordenadora Pedagógica e como Orientadora Educacional em duas escolas localizadas em Cantagalo-RJ, sua cidade natal. Atua como Professora de Didática do Ensino Superior e Projeto Político-Pedagógico, em Cursos de Pós-Graduação em Universidades do Estado do RJ e de Minas Gerais. Consultora Educacional, Palestrante e Conferencista.
Fonte:  http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/trabalhar_motricidade.html Via: Síndrome de Asperger - Autismo infantil e Associação Brasileira de Dislexia - ABD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: