domingo, setembro 08, 2013

Alfabetização e Letramento Construtivismo e Método Fônico por Emília Ferreiro

Hoje, me debruçando sobre o tema Alfabetização e Letramento tive o prazer de assistir a este vídeo de Emília Ferreiro. Para quem não conhece, é bom dizer que Emília é um dos grandes ícones da Educação que desde os anos 80 estuda os processos de construção da escrita.
Transcrevi parte da fala inicial de Emília Ferreiro que pode ser lida logo abaixo.

    Alfabetização e Letramento Construtivismo e Método Fônico por Emília Ferreiro.

"No Brasil, a pesquisa psicolinguística deveria ter seguido de perto a inovação pedagógica, mas isso não aconteceu. E por isso abriu-se uma brecha para polêmicas pouco produtivas.
    No início um debate estéril e improdutivo, opondo Piaget e Vygotsky. E agora um debate entre Alfabetização e Letramento. e, como pano de fundo, outro debate entre Construtivismo e Método Fônico. O que está subjacente a esses debates são dois problemas teóricos da maior importância, sobre os quais vou me dedicar nesta conferência. Esses dois problemas podem ser vistos como perguntas.
Primeira pergunta:  A escrita é apenas uma técnica de transcrição de sons em letras, ou seja, um código?
Segunda pergunta: Um método de ensino pode ser elaborado com total independência dos processos de apropriação de quem aprende?"

Alfabetização e Letramento Construtivismo e Método Fônico por Emília Ferreiro

Interessante este olhar, não é verdade?
São estas perguntas que serão respondidas neste trecho super interessante da palestra de Emília Ferreiro na 1ª Semana de Educação em Outubro de 2006.
Bons estudos!


Fonte: via http://www.ideiacriativa.org/2013/09/alfabetizacao-e-letramento.html
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: