terça-feira, setembro 10, 2013

Projeto JOGOS AO PÉ DO OUVIDO



JOGOS AO PÉ DO OUVIDO

Diante do aumento da demanda de atendimento na área de Psicopedagogia do Cemespi, de educandos com transtornos específicos de linguagem principalmente Distúrbio de Processamento Auditivo, associado ao fato dos mesmos não receberem atendimento fonoaudiológico, surgiu à necessidade e a oportunidade de efetivar uma parceria entre os profissionais destas áreas, e neste caso o psicopedagogo Erickson Jones Lima e a Fonoaudióloga Mariana Souza.
Neste contexto o projeto foi idealizado com o intuito de avançar no desenvolvimento de atividades coletivas que estimulassem as habilidades metalinguísticas dos educandos de repensarem sua linguagem através de jogos orais. De Maio até a data atual o mesmo sofreu algumas transformações. Inicialmente foi pensado como realização de 02 agrupamentos atendendo 07 educandos, atualmente é efetivado através de 20 agrupamentos totalizando 59 educandos atendidos diretamente.


 O projeto acontece quinzenalmente desde Maio de 2013 e tem sua finalização prevista para Outubro de 2013, e durante o desenvolvimento do mesmo foram criados alguns instrumentos virtuais para promover a participação dos profissionais que participam do Jogos ao Pé do Ouvido, dentre eles tem destaque a comunidade virtual do projeto que pode ser conferida pelo endereço eletrônico no Google + (https://plus.google.com/u/0/communities/115502106075016237996).
Esta Comunidade Virtual é um espaço destinado à discussão e compartilhamento de questões relacionadas ao projeto, onde são compartilhados os principais registros visuais (fotos, vídeos, cronogramas, etc.), bem como é também o local de articulação de eventos vinculados ao projeto, entre eles o “Piquenique – Consciência Fonológica”, “Aplicação do Confias” e “Planejamento Participativo” que são ações que tornam o projeto mais adequado as dificuldades e potencialidades do trabalho com Consciência Fonológica com educandos com Distúrbio específico de linguagem.




Cada sílaba um pulo na bola
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: