quinta-feira, maio 01, 2014

Desvio fonológico

O desvio fonológico é caracterizado por alterações que ocorrem na fala da criança, em que realiza uma produção inadequada dos fonemas. Alguns processos estão presentes nas primeiras fases do desenvolvimento linguístico. À medida que a criança vai aprendendo sua língua, esses processos devem ser superados, permitindo a adequação para o padrão adulto.

Quando os processos fonológicos naturais não são suprimidos até os 5 anos de idade, essas crianças são classificadas como desvio fonológico.


Todas as habilidades foram trabalhadas por meio de atividades lúdicas e jogos, utilizando palavras-alvo relacionadas com os traços comprometidos. Devido à deficiência visual que a educanda apresenta, foram elaborados jogos adaptados (texturas e relevos) que facilitam a apropriação dos padrões fonológicos por parte da criança.


À medida que as atividades foram desenvolvidas, a educanda conseguiu adquirir o fonema alvo, iniciando o treino de palavras para a automatização em fala espontânea. 

Educanda: Isabela Maestri
Fonoaudióloga Simone Siqueira
Produção de Materiais adaptados: Eliane Venturella


Corrida Maluca


Placa da Corrida Maluca: 1) Placa de papelão revestida em EVA (vermelho) para a base. 2) Placas retangulares com círculos vazados também confeccionado em EVA onde ocorrerá a corrida. 3) No lado direito da placa há mini círculos em lixa para o educando cego poder se localizar. 4) Detalhes para arremate da placa com viés florido. 5) Tampinha com a parte de cima com a mesma textura (lixa) para o educando cego saber qual a sua peça do jogo. A do profissional é lisa para fazer o contraste.
 

Corrida maluca



Vídeo da Corrida Maluca

Treino de Palavras

Miniaturas: Brinquedos prontos e outros confeccionados em EVA.
Vídeo do Treino de Palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: