quinta-feira, julho 31, 2014

10 dicas para desfraldar seu filho!


desfralde2


Algumas dicas  que estão me ajudando nesse momento de transição  e que podem ajudar também as  mamães que estão nessa fase!

potty training

1) Providencie o equipamento certo!
A maioria dos especialistas recomenda o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança. O adaptador para o vaso sanitário é ótimo porque evita a operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar seu filho no começo. Você pode guardar essa opção para quando ele já estiver bem treinado.

Compre calcinhas ou cuecas bem legais, com personagens que eles adorem e mostre, uma a uma, dizendo que agora usarão essas peças porque (no meu caso) ele já é um menino grande e agora pode usar cueca igualzinho ao papai!

 2) Deixe-os aprender pela imitação!
Deixe que seus filhos vejam você e seu marido fazerem xixi. Principalmente no caso dos meninos, eles notarão que há diferenças no jeito de urinar. A princípio, eles deverão fazer xixi sentados, apenas após estarem bem treinados, deverão aprender a urinar em pé!
  
3) Ajude seus filhos a se acostumarem com o penico!
Mostre a eles que o penico é deles. Deixe-os sentarem lá de roupa e tudo, se quiserem. Depois, com calma, sugira que eles experimentem sentar sem as roupas. Não force, só incentive com bom humor.

Caso seu filho se recuse a se sentar no penico, brinque com um boneco ou um bichinho de pelúcia, colocando-o lá e finja que ele está fazendo xixi. Dá até para improvisar um peniquinho especial para o “amigo”, se julgar que isso vai ajudar.
  
4) Crie uma estragégia para o desfraldamento
Decida se fará a retirada da fralda gradualmente ou de uma só vez. Eu, particularmente, prefiro fazê-la de uma vez, porque acho que pode confundir a criança usar calcinhas/cuecas e, às vezes, fraldas.

Especialistas dizem que tirar a fralda de uma vez pode agilizar o processo, mas você tem que se preparar para um grande número de acidentes. A situação ideal para fazer isso é no calor, de preferência quando você for passar bastante tempo em casa, sem grandes compromissos. Existe a chance, se ele estiver realmente pronto, de em menos de uma semana o desfraldamento estar completo.
  
5) Retire primeiro a fralda diurna
Muitas mães gostam de tirar as fraldas diurna e noturna de uma vez só, o que às vezes dá certo. Porém, a pediatra Dra. Raquel Quiles indica que a fralda diurna seja retirada primeiro, pois durante o dia os pais sempre acompanham as crianças e podem conversar com elas e receber o pedido para ir ao banheiro. “Quando as crianças já têm o controle diurno e já estão conseguindo ficar com a fralda seca à noite, podemos tentar fazer esta retirarada”, diz. Realmente, o processo fica um pouco mais longo, porém, não tão dolorido para as crianças!

 6) Converse!
As crianças precisam e gostam de explicações. A preparação para a retirada da fralda começa oralmente. Fale que, um dia, eles utilizarão o vaso sanitário como você! Mostre a descarga, o papel higiênico e explique que será muito legal quando eles fizerem como o papai e a mamãe! Isso os motivarão e fará com que eles se esforcem para conseguir tal objetivo.

 7) Facilite as coisas!
Este, realmente não é o momento de usar roupas difíceis de tirar! Porque, às vezes, temos que sair correndo para o banheiro, pois no começo eles avisam que querem fazer xixi quando já começaram a fazer! O ideal é colocar roupas de elástico, fácil de pôr e tirar! Outra dica é deixar sempre a porta do banheiro e tampa do peniquinho abertas!
  

8) Leve-os ao banheiro com frequência!
Essa dica foi dada pela minha cunhada e funcionou bastante com a minha filha. No começo, ela não dizia que queria fazer xixi, ela começava a fazer e depois falava. Pois bem, o que eu fazia era levá-la ao banheiro de 20 em 20 minutos, mesmo sem ela pedir! Às vezes não saía nada e, em outras, ela fazia o xixi. Depois de aproximadamente uma semana, fui aumentando esse período até perceber que ela pedia quando estava com vontade!


Com certeza repetirei essa tática com meu filho! Não esperem que eles peçam para ir ao banheiro no começo do desfralde!

 9) Comemore!
É muito importante você demonstrar sua felicidade ao ver seu filho fazendo as necessidades fisiológicas no peniquinho! Isso o motivará a repetir o processo, já que ele conseguiu cumprir o objetivo e deixou os pais tão felizes! Seja lúdica: no começo, dê tchau para o xixi junto com ele, antes de dar a descarga. Isso tornará mais leve o processo e fará com que ele queira sempre esta brincadeira!
  
10) Paciência, paciência e mais paciência!
Os xixis escaparão, os cocôs escaparão… Tenha isso em mente! Não espere que, de um dia para o outro, seu filho saia falando que quer ir ao banheiro, quando ele está acostumado, desde que nasceu, a fazer todas as necessidades fisiológicas na fralda. Tenha paciência e persistência! Não desista e volte atrás a cada escapada!

Todo o esforço pode ir rapidinho por água abaixo, e o processo atrasar meses e meses, se você perder a paciência e fizer a criança se sentir mal porque o xixi ou o cocô escaparam. Mesmo as crianças mais treinadas têm acidentes de vez em quando. Quando isto acontecer, peça que da próxima vez ele avise quando estiver com vontade de ir ao banheiro. Segure a bronca! E, principalmente, incentive-o a fazer o certo, eles precisam de ajuda e apoio dos pais para aprenderem e vencerem mais uma etapa da sua vida!
 
fralda2

* Dica extra:
Alguns livros incentivam os pequenos no desfralde! Na escola dos meus filhos, eles leram o “O que tem dentro da minha fralda?”, e eu adorei! Meus filhotes amaram e tenho certeza de que ajudará neste processo! Experimentem!


livros
   Fonte: Baby Center Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: