sábado, julho 05, 2014

LIBRAS no DETRAN


"Estou aderindo à campanha “DETRAN Sem Libras = Surdos Sem Acessibilidade”. O movimento começou em Sorocaba (SP) pelo educador e interprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) Alexandre Henrique Elias e exige um intérprete de Libras ou meios de adaptação que permitam a acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva nas provas do Detran. 

Na foto, faço sinal de vergonha em Libras.

De acordo com Elias, muitos surdos já passaram pela agressão social em autoescolas e avaliações do Detran, sendo privados de um intérprete em Libras que lhe transmita significado das questões aplicadas ou provas adaptadas que facilitem sua compreensão.

Para quem não sabe, a Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, reconhecida por lei, com gramática própria. Deficientes auditivos alfabetizados em Libras, nem sempre têm total compreensão da língua portuguesa e sua complexa estrutura gramatical.

Fiz uma consulta técnica à consultoria da Câmara dos Deputados e estou aguardando um parecer para agir da forma adequada e vou questionar oficialmente o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre porque a Lei de Acessibilidade não está sendo cumprida. O Decreto nº 5.626/2005 estabelece que o Poder Público em geral deverá garantir às pessoas surdas o tratamento diferenciado, por meio do uso e difusão de Libras e da tradução e interpretação de Libras realizadas por servidores e empregados capacitados para essa função. O questionamento também fica para os Detrans de todo o Brasil: Por que a Lei não está sendo cumprida?

No início de junho, o Detran do Distrito Federal iniciou a aplicação de provas eletrônicas para candidatos com surdez. A iniciativa foi muito bem recebida por pessoas com deficiência. Ou seja, dá para promover acessibilidade, o que vemos é descaso. Para vocês terem noção, o Cássio de Sorocaba já foi reprovado 5 vezes no teste, ele precisa pagar R$ 170,00 a cada nova remarcação do exame.

Aconselho todos aqueles que se sentirem lesados no seu direito a procurarem o Ministério Público de seus estados ou municípios."

Sites, endereços e telefones dos Ministérios Públicos no meu site: http://bit.ly/1lWQjyE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: