sexta-feira, julho 18, 2014

"Saudade da Terra"

Projeto "Saudade da Terra"


Projeto                    Saudade                  da Terra

Nossos educandos solicitaram a professora que ele pudessem voltar a trabalhar com esse tema: Educação Ambiental, então Aucione prontamente elaborou um projeto que alcançasse esse desejo!

Professora do AEE: Aucione Maria Vieria
Instrutor de Libras: Luiz Antônio Zancanaro Jr.


Contribuição das Atividades em Hortas ou Jardins

- A presença das plantas em um ambiente, torna-o saudável, atrativo e revigorante para pessoas de diferentes idades e condições, incutindo um sentimento de vida e esperança. 
- A plantação e poda promovem o exercício físico, motivam a participação, e a independência e proporciona uma sensação de realização, uma sensação de ser útil, melhorando a autoestima;
- Desfrutar da tranquilidade de cuidar de uma horta ou jardim ameniza o estresse, diminui a pressão arterial, alivia a depressão, estimula a mente, melhora o humor e possibilita o focar-se na vida;
 - O contato com as plantas e a terra estimula a percepção sensorial; melhorar as funções motoras, a concentração, a motivação, a resistência no trabalho e a destreza manual daqueles que as manipulam.
- A ação de cuidar das plantas incute valores positivos, promove a socialização, o senso de responsabilidade e o sentimento de pertencimento;

- O contato direto com a natureza favorece a cura de males da alma e do corpo, estimulando a pessoa a viver e lutar.





Crianças de todas as idades são estimuladas pelo ambiente natural, se divertem plantando sementes e regando um jardim ou horta. São atraídas para as cores e os cheiros de plantas e flores. Muitas crianças ficam animadas quando se trata de escavar na terra. São sensíveis aos sons de pássaros, as folhas secas e a água tocando os seus pés. Vegetais crus e cozidos de uma horta de casa fornecem uma infinidade de novos sabores. Folhas de plantas, pedras, terras casca de árvore, sementes, bulbos e pétalas de flores oferecem um mundo de novas texturas. 








TRABALHO INTERDISCIPLINAR!!!

Apresentação do Instrutor de Libras Luiz

Os educandos queriam aprender alguns sinais das plantas que estão na horta do Cemespi. E também, porque há educandos surdos entre outras deficiências e dificuldades de aprendizagem incluídos neste trabalho.
Morango

Sinal de morango
Auxílio da Professora Aucione
Vídeo mostrado o sinal de morango

Sinal de tomate
Educandos atentos
Morangos e tomates são vermelhos como a cor desta cadeira. Auxílio concreto e visual.
Agora pimentão verde

Verde como a cor desta cadeira
Tentado fazer o sinal
Aucione vai ajudar


Sinal de terra
Experiência concreta




Agora vamos aprender como nasce uma planta.

Assista que interessante ficou a explicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: