domingo, agosto 03, 2014

Como ensinar crianças com autismo a ler

Escrito por arman khodaei Traduzido por mariana korman

Como ensinar crianças com autismo a ler
Seu filho autista pode aprender a ler
reading child 1 image by DMITRY BOKOV from Fotolia.com

Instruções

  1. Primeiramente, use PECs. Os PECs são uma sigla em inglês para os Símbolos de Comunicação Pictórica, comumente usados ao ensinar crianças autistas a ler. Com o sistema, o autista lhe entrega uma imagem, como uma caixa de cereal, comunicando o que deseja. Ele ensina a criança a expressar ações por meio de imagens.
  2. Use palavras de memorização com os PECs. Por exemplo, mostre a imagem de um copo de água e a palavra "água" em um cartão separado. Faça com que a criança alterne entre a palavra escrita e a imagem até aprender. Seja cuidadoso, não adicione muitas palavras de uma só vez. Seja simples, usando de três a cinco palavras, seguindo o ritmo do seu filho. Se ele aprender rápido, considere acrescentar palavras em dias alternados. Se demorar para compreender os conceitos, acrescente palavras pelo menos uma vez por semana.
  3. Evolua para frases inteiras. Depois de aprender pelo sistema de PECs, é hora de tentar algo mais desafiador. Lembre-se do conceito de PECs ao começar a ensinar as frases inteiras. Para começar, é bom focar nos desejos ou necessidades da criança, como "eu quero cereal" ou "eu preciso ir ao banheiro". Repita as frases mostrando o cartão até a sua compreensão total. Deixe a criança tomar a iniciativa ao dizer as frases. Ensine apenas algumas frases por vez para evitar confusão.
O MEC disponibiliza material, baixe aqui: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: