segunda-feira, setembro 01, 2014

Tecnologia Assistiva (TA)

Esta tecnologia é aplicada à educação, sob forma de Atendimento Educacional Especializado (AEE). 

É uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas. Estes recursos podem ser considerados ajudas, apoio e também meios utilizados para alcançar um determinado objetivo; são ações, práticas educacionais ou material didático projetados para propiciar a participação autônoma do aluno com deficiência no seu percurso escolar.

Para aplicar esses recursos e exercer as funções de acordo com os preceitos das orientações enfatizadas na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o professor de Educação Especial deve voltar-se para o conhecimento do aluno. Para isso, ele precisa desenvolver a habilidade de observar e de identificar as possíveis barreiras que limitam ou impedem o aluno de participar ativamente do processo escolar. Precisa também aprender a estabelecer parcerias que o apoiarão no atendimento a esse aluno.

É necessário selecionar o recurso adequado, oferecer oportunidade de aprendizagem, ensinar o manejo do recurso. Também cabe lembrar que os recursos devem ser avaliados e modificados para acompanhar as necessidades que surgem à medida que o aluno realiza novas experiências.

O professor do AEE observa e registra os efeitos da utilização do recurso no contexto de vida real de seu aluno, verificando como os parceiros de comunicação estão se apropriando e usufruindo da tecnologia. É este mesmo profissional que verifica se as barreiras de comunicação estão se rompendo e se a participação do aluno nos desafios da aprendizagem efetivamente acontece.

Fonte: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar/Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa. Autores: Mara Lúcia Sartoretto e Rita de Cássia R. Bersch. MEC. Brasília. 2010. p. 8 e 16.

No CEMESPI, a professora do AEE/Intelectual Aucione Vieira solicitou à professora da Produção do Materiais Eliane Venturella uma ferramenta para manejo para a produção artística, um adaptador que possibilite a habilidade motora na utilização de um pincel. A professora Aucione projetou e a professora Eliane confeccionou.
A Instrutora de Libras Tatiane Maria Lui participa na comuniação com o educando.
Educando: Guilherme

Material utilizado para a confecção do adaptador:
  • EVA
  • Velcro liso para lado de cima e o áspero no lado inverso

Confecção do molde e experimentação:

Eliane fazendo as medidas na mão do Guilherme e Tatiane auxiliando.




Adaptador pronto e já sujinho de usar!

Velcro áspero.
Velcro liso.
Aucione e Tatiane confeccionando uma prancha para o desenho. Espaço limitado.

Veja o educando participando da atividade!

Escolhendo as cores. Azul. Tatiane fazendo sinal de cor.
Utilizando a luva.




Aqui foi retirado o adaptador para experiência livre.
Explorando a textura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: