segunda-feira, junho 20, 2016

Tábua de AVD's e texturas

A tábua de atividades de vida diárias é composta por diversos materiais onde é possível ao educando treinar maneiras para abrir e fechar cadeado, abrir e fechar uma torneira, acender e apagar a luz, colocar o plug em uma tomada dentre outras ações diretamente ligadas ao seu cotidiano.

Através do toque em texturas variadas é possível estimular as sensações táteis em casos de hipoestesia (diminuição da sensibilidade tátil), assim como realizar dessensibilização nos casos de hipersensibilidade.

É possível assim, desenvolver habilidades específicas sensoriais, de destreza e motricidade fina extremamente funcionais e importantes para o desenvolvimento global da criança.

Outros objetivos como controle atencional, coordenação viso-motora, hipóteses, resolução de problemas e aquisição de conceitos básicos também podem ser desenvolvidos com este recurso.

Materiais utilizados
  • Lado das AVD's: torneira, fechadura diversas, cadeado, tomadas, rodinhas de tamanhos diferentes e bocal de lâmpada.
  • Lado das texturas: botões, lixas, tecidos diversos, EVA e vinil.

Materiais para confecção da tábua
Iniciando a confecção
Fisioterapeuta Juliano confeccionando a tábua
Tábua pronta
Professora do AEE Eliane contribuindo com CD's de texturas diversas

Texturas


Fisioterapeuta Thaise trabalhando com o João Víctor Siewerdt

Professora do AEE Eliane com Júlia


Fisioterapeuta Karine com João Victor da Rosa

2 comentários:

  1. Engraçado um Fisioterapeuta trabalhando Avds , pelo que eu saiba esse campo de atuação faz parte exclusiva da terapia ocupacional. Vou denunciar ao crefito.
    indignada!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado um Fisioterapeuta trabalhando Avds , pelo que eu saiba esse campo de atuação faz parte exclusiva da terapia ocupacional. Vou denunciar ao crefito.
    indignada!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: