quarta-feira, agosto 17, 2016

Língua Portuguesa para surdos - continuação

Depois do trabalho com identificação e pistas, partimos para gêneros discursivos. Como nosso objetivo é despertar o interesse pela segunda língua (Língua Portuguesa), pensamos em trabalhar com alimentos. Comemos por necessidade e/ou prazer. Se há necessidade de comer e "não sei fazer comida, não sei ler, ou não tenho um adulto comigo, como faço?" Então, nossos educandos teriam que descobrir qual era o tipo de texto que estávamos explorando. No caso a RECEITA.
Mostramos que para fazer um bolo é necessário saber ler uma receita, buscar na internet ou em um livro de receitas. Mas como fazer esta busca? Quais ingredientes? Quais os passos devemos seguir?

A Psicóloga Greice fez surpresa trazendo a receita de Bolo de Chocolate e causou euforia. No atendimento de Língua Portuguesa iniciamos com leitura, como os educandos ainda encontram um pouco de dificuldade nesta etapa, utilizamos o recurso visual da internet, explorando os meios de pesquisa. Após, fomos ao concreto, ou seja, fazer o bolo. Colocamos os ingredientes sobre a mesa e oferecemos a receita. Eles deveriam separar o que estava sendo solicitado, além das quantidades de cada produto. Quando havia dificuldade, um auxiliava o outro. Se não encontravam a resposta, mostrávamos outras estratégias, como observar os ingredientes pelos rótulos, já que o recurso visual é muito utilizado no trabalho com surdos.

O trabalho em parceria sempre dá certo! Confira as fotos!

Equipe: Layse (intérprete), Greice (psicóloga), Eliane (professora AEE), Ana Lívia, Pablo (educandos) e Tatiane (instrutora) .

Iniciando a receita com a leitura do ingredientes e amostragem dos produtos

Quantidade de cada ingrediente da massa


Iniciando a massa do bolo
Por meio do concreto aprender unidade de medida/grandeza (pequeno-médio-grande) ou como está escrito numa receita (chá/café/sopa)
Mexendo a massa
Untando a forma
A massa está pronta
Cobertura do bolo

Está pronto para assar... Vamos aguardar agora!

Bolo pronto

Oferecendo um pedaço para os educandos

Oferecendo para a direção
Oferecendo para os profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: