sexta-feira, setembro 30, 2016

Estimulação visual com contraste

CORES INTENSAS E CONTRASTANTES

Prof. Eliane Caetano Venturella

Nesta atividade utilizei o contraste com base amarela e preta onde a criança deveria perceber objetos da mesma cor ou cores contrastantes, ora na faixa amarela, ora na preta. Apresentei os objetos aproximando-os dos olhos da criança. O objetivo é que após perceber, o educando pegue e manuseie, sendo capaz, posteriormente, de captar a presença de um objeto, reconhecê-lo e/ou identificá-lo (mesmo que parcialmente) sozinho.

Observação:
1. A tonalidade cromática do objeto deverá contrastar com o fundo ambiental ou se o objeto tiver mais de uma cor, sua combinação precisa ser diferenciada.
2. Manter repetidos contatos visuais com os estímulos apresentados, tanto em forma estática como em movimento, respeitando o campo visual da criança e a distância a qual possa perceber o objeto.
3. Nos casos onde exista maior visão em um olho, apresentaremos os estímulos no campo visual dominante.
4. Realizar seguimento do objeto em movimento horizontal, vertical, diagonal e circular (sempre iniciando com pequenas pausas na parte central).
5. Localizar o objeto, assinalar ou indicar de onde está ou pegá-lo é fundamental para organização cognitiva da criança.
6. Discriminar entre dois ou mais objetos facilita associar, pode optar e fazer demandas, naquelas crianças com graves dificuldades na expressão verbal. 


Peças de encaixe em cima de EVA's
João Victor
João Gabriela explorando os objetos


João Victor
 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: