quarta-feira, outubro 26, 2016

Diversidade ou diferença?

Excelente reflexão!

A educação inclusiva questiona a artificialidade das identidades normais e entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à diferença e não à diversidade,pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico.
"A diferença (vem) do múltiplo e não do diverso. Tal como ocorre na aritmética,o múltiplo é sempre um processo, uma operação, uma ação. A diversidade é estática,é um estado, é estéril. A multiplicidade é ativa, é fluxo, é produtiva. A multiplicidade é uma máquina de produzir diferenças - diferenças que são irredutíveis
à identidade. A diversidade limita-se ao existente. A multiplicidade estende e multiplica, prolifera, dissemina. A diversidade é um dado - da natureza ou da cultura. A multiplicidade é um movimento. A diversidade reafirma o idêntico. A multiplicidade estimula a diferença que se recusa a se fundir com o idêntico" (SILVA, 2000, p.100-101).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: