quarta-feira, outubro 19, 2016

Projeto "A Porta da Minha Sala"

Este projeto teve como objetivo a identificação de espaço. Onde é minha sala? O que eu faço nela? Porque estou aqui?
Um dos conteúdos do AEE, além de noção espacial, temporal, autoimagem, sentido de pertencimento, todos englobados nesta atividade, é o de abstração. Um ponto complexo que temos que trabalhar. Para isto, utilizei o tema: "O que te faz voar como um balão?" Para algumas crianças a resposta foi rápida e segura... Para outras não, devido suas características peculiares, mas que não deixaram de participar. Houve um grande desafio para que eu pudesse chegar até as respostas delas, ou seja, utilizei a pesquisa, redes sociais, brincadeiras que costumam fazer na sala de espera, formas diferentes de fazer a mesma pergunta (o que te faz feliz? o que te faz feliz a ponto de se sentir tão leve que parece estar voando num balão? o que você mais gosta de fazer? do que você gosta de brincar?).
Surgiram durante a atividade, questões relacionadas a sentimentos, ficaram felizes, pensativos, irritados, se sentiram perdidos, tudo resolvido com conversas e explicações.

Dois pontos relevantes trabalhados com esta atividade foram: autonomia e poder de escolha.

Agora veja o resultado desta atividade que causa felicidade nos educandos pelo simples fato de passar pela porta e ver sua imagem voando num balão!

Professora AEE Eliane Venturella

Primeiro momento após a conversa inicial... Fotos como se estivessem segurando ou voando com o balão...

Miguel

Lorenzo
Ana Lívia
Luana
João Victor
Júlia Domingos
 Segundo momento... Pintando o balão com "o que me faz voar..."
Vitória com cola colorida... BRILHO! Trabalho em parceria com a Psicóloga Daysi
Temos que nos pintar também
Ysadora MINHA CASA
Shopia BONECA
Luana COMIDINHA
João Gabriel MAMÃE


Júlia Provesi PARQUINHO

Júlia Domingos PULAR CORDA
Lorenzo AVIÃO
João Pedro MASSINHA
João Victor AMIGA LAYLA
Arthur MINIOS
Pablo SOLTAR PIPA
Ana Vitória VOVÓ VITÓRIA
 Terceiro momento... Escolha da cor do seu balão.
João Victor

Quarto momento... Enfeitar a porta.


João Victor colando flores, cascas, gramas...

Quinto momento... Colar o balão.


Ana Vitória


João Victor
A porta pronta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: